CURIMBA ON LINE – Uma realidade!

 

Este texto originalmente foi escrito dirigido aos alunos da primeira turma do curso on-line de “Curimba e Canto na Umbanda” com Severino Sena pela UMBANDA EAD.

 

Saudações!

Quais os limites para o conhecimento? Quais são os nossos limites para ensinar? E para aprender? É possível aprender um instrumento musical através de vídeos?

O sagrado é corrompido fora das paredes do templo?

Tecnologia e Religião podem se fundir? Interagir? Corroborar para uma nova era, um novo tempo e uma nova realidade?

A UMBANDA EAD já vem respondendo muitas destas questões e provando que o sagrado está em nós. Que ensinar e aprender são, acima de tudo, uma busca, um movimento, uma ação.

Após cinco anos de amadurecimento neste método de ensino, nos vem um novo desafio: Será possível um curso de curimba pela internet? Sabemos que a transmissão do saber é possível, mas a dúvida é: Como transmitir a energia do tambor? O calor da voz? O espírito do Ogã?

Então vem também a constatação de que som é vibração, está em tudo, envolve a tudo e é naturalmente mais captável do que teorias intelectuais ou coisas do tipo.

Foi então que propus ao Mestre Severino, meu irmão de muitos anos, se toparia tal empreitada. De pronto ele manifestou dúvida, medo talvez, incertezas realmente.

Você vai conhecer o Severino, é aquele típico “cabra da peste”, nordestino, de opinião forte, engraçado, piadista e extremamente preocupado com a eficácia naquilo que faz e se propõe.

Faz mais de um ano, fomos conversando por alguns meses, coincidentemente muitas pessoas foram lhe dando impressões do trabalho da UMBANDA EAD, pronto, o boca-a-boca é invencível.

Até que já propondo sem acreditar muito, ele topou, fechado, vamos encarar a empreitada, vamos inovar, vamos provocar, vamos contribuir!

Assim foram meses para preparar tecnicamente a estrutura para um curso deste. Equipamentos, instrumentos, tecnologias, enfim. Começamos a gravar.

Data definida, então começamos a editar e à medida que ia editando, ia treinando na mesa, fazia o “preview” e batia na mesa.

 

INCRÍVEL! É contagiante, envolvente e de fácil aprendizado.

 

CURIMBA E CANTO PELA INTERNET é uma realidade!

 

São novos tempos, as tecnologias estão aí para nosso dispor. O uso que fazemos dela é o que determina sua utilidade.

Sou grato a Olorum por me permitir ser parte deste tempo, meu pai biológico não sabe, mas o fato de eu ter crescido na sua oficina de computadores formatou o que sou hoje neste grande experimento da união entre FÉ e TECNOLOGIA.

Estou emocionado, este texto era para ser apenas um “oi, seja bem vindo”, mas preciso dizer estas coisas…

Agradeço Mestre Severino por ter acreditado no projeto, sem medir esforços, juntos estamos trabalhando arduamente para que você tenha o melhor neste curso.

A você, aluno, minhas mais respeitosas reverências, acredite, nada disso teria sentido sem você acreditar e estar aqui. Não existe outro motivo que você para tudo isto existir.

Não é mais um sonho, uma suposição, é realidade, podemos isso, então podemos muito mais.

Temos aqui irmãos de todos Estados, de outros países, já são milhares, pense… Quantos corações envolvidos, quantas dúvidas respondidas, quantas almas despertadas para a luz do saber, da autonomia, da liberdade consciencial.

Obrigado, Namastê, Omojubá, Axé, Motumbá, Kolofé, Saravá!

Vamos estudar, vamos vibrar nossos terreiros com toques e cantos harmônicos, com conhecimento de causa, com propriedade.

Que soem os tambores, que Aruanda dance conosco, que Oxalá nos ilumine!

 

Rodrigo Queiroz – Coordenador Umbanda EAD

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s