Um grupo de médiuns Umbandistas, amigos de longa data, se reuniram e foram visitar um Sacerdote que teve papel muito importante no inicio da trajetória mediúnica deles. Em pouco tempo, a conversa girava em torno de queixas sobre os terreiros que agora estavam frequentando e a “exaltação” dos “seus” Guias Espirituais, que um tinha o cocar assim, o outro um colar tal, assim discorreram valorizando as proezas, apetrechos e elementos ritualísticos dos Guias…
Ao oferecer café aos seus visitantes, o Sacerdote foi à cozinha e retornou com um grande bule e uma variedade de xícaras, porcelana, plástico, vidro, cristal; algumas simples, outras caras, outras requintadas; dizendo a todos para se servirem.
Quando todos os estudantes estavam de xícaras em punho, o Sacerdote disse:
” – Se vocês repararem, pegaram todas as xícaras bonitas e caras, e deixaram as simples e baratas para trás. Uma vez que não é nada anormal que vocês queiram o melhor para si, isto é a fonte dos seus problemas. Vocês podem ter certeza de que a xícara em si não adiciona qualidade nenhuma ao café.
Na maioria das vezes, são apenas mais caras e, algumas vezes, até ocultam o que estamos bebendo.
O que todos vocês realmente queriam era o café, não as xícaras, mas escolheram, conscientemente, as melhores xícaras… e então ficaram todos de
olho nas xícaras uns dos outros.
Agora pensem nisso:
“Os Guias e a Umbanda é o café, e suas proezas, particularidades, vestimentas, elementos e terreiros são as xícaras. Elas são apenas ferramentas
para sustentar e conter a Umbanda e os Guias… E o tipo de xícara que temos não define, nem altera, a qualidade dos Guias e da Umbanda no terreiro que participamos.
As vezes, ao concentrarmo-nos apenas na xícara, deixamos de saborear o café que Deus nos deu.”
Deus coa o café, não as xícaras…
Saboreie seu café!
hoje fiquei sabendo que talvez eu não seja o melhor funcionário ( café ) para ocupar um cargo de promoção em uma grande empresa (xícara) em que trabalho no ramo farmacêutico. Vim para casa triste admito pois me empenhei para conseguir o cargo. Mas ao ler o texto sobre o café, percebi que talvez essa grande e suntuosa xícara não seja para este café que vos fala e que nada mais é que uma das inúmeras cascas que nos servem…estou mais leve…obrigado. Que Deus lhe abençoe.
Café é bom, sempre. Qualquer situação.
Samuel Marini
oii, td isso é certo e fácil de entender! Difícil é colocar em prática dentro de um grupo onde a vaidade é maior que a mediunidade!!
obrigado, bjs
oláaaa, adorei o café, pois a xicara é só mais um detalhe!!!!!! bjussss
gostei de mais do blog todo! parabens! axé!
SALVE IRMÃOZINHO RODRIGO ,FICOU SUPER O NOVO VISUAL CLEAN DO BLOG,TBEM GOSTO MUITO DOS ARTIGOS QUE NOS REMETE A REFLEXOES, É ISSO QUE GOSTO EM VC,O AMOR VERDADEIRO A UMBANDAS, O PRAZER DE PASSAR CONHECIMENTOS E CHAMAR AS PESSOAS A UMA REFLEXÃO DE SUAS PROPRIAS VIDAS E ATITUDES,BJOOO … SAUDADES DE VCS!!!!
Olá! gostei muito do seu blog, mas não encontrei outra forma p sanar uma dúvida minha estava no site povo de aruanda e vi como se faz 1 assentamento p Pomba Gira, está descrito q tem q ser colocado do lado de fora da casa, porém como se faz quando se trata de apartamentos pequenos? Nem nas janelas posso colocar nenhum tipo de objeto! Agradeço desde já!
gostei muito da sua cronica