LINHA E ARQUÉTIPO DOS BAIANOS

Por Rodrigo Queiroz
Ditado po Zé da Peixeira
Até hoje quando conto isso, sinto o gosto do meu sangue na boca e um brilho a ofuscar minha visão. Olha “bichinho”, é bom você tratar de fazer o melhor possível da sua vida, porque do lado de cá não é paraíso não.
Minha história é assim, eu me achava um cabra macho da peste, num sabe? E um desinfeliz certo dia desrespeitou minha namorada, vixi “bichinho” meu sangue subiu como um tiro pra cabeça, passei a mão no meu facão e pulei no safado, tão cego que estava de ódio não percebi a burrada que me envolvi. Errei meu golpe e este erro facilitou para o safado furar meu bucho com uma peixeira, “bichinho” tu não imagina a dor que é isso, então aconteceu em segundos que minha vida passou na minha frente, engraçado que na ocasião lembrei de coisa que parecia besteira de lembrar, até pensei numa segunda chance do Céu, mas meu bucho tava furado e rasgado, poucos minutos de agonia foi o suficiente para eu não pertencer ao mundo dos vivos, senti um sono e apaguei…
– Vamos Zé, acorda! – um garoto me chamava.
Com um pouco de dor abri os olhos e resmunguei algo ao garoto.
– Zé, ou melhor, José Arantes, você adiantou teu retorno ao lado espiritual da vida!
– “Oxente bichinho”, que besteira é essa?!?
– Tenho que ser objetivo Zé, tu não tem muito tempo, então trate de ser forte e vamos direto ao assunto. – falou firme o garoto.
– Muleque, me explique intonce!
– Zé, tu se envolveu numa briga de faca, por conta de sua “honra”, pensando que “honra” se resolve na faca e…bem… você levou a pior. Seu adversário te pegou de jeito e rasgou seu corpo, agora você está num hospital espiritual e para ser franco faz alguns dias isso.
– Credo “bichinho” que tragédia é essa que me cobre?
– Olha Zé, não fique agora tentando buscar resposta, seja pratico e objetivo, levando em conta que a alguns anos você foi iniciado no Santo e paralelamente participava de reuniões mediúnicas, logo a existência do mundo espiritual e vida eterna pra ti não é novidade, certo?
– Meio certo “bichinho”, pois nunca vi um espírito e imaginar que você é um, já começo a ter coceira…
– (risos) Deixe de brincadeira Zé, temos que nos adiantar!
– “Oxente”, quer dizer então que sou um morto!?!
– Pode dizer que você já não pertence aos encarnados.
– Ainda bem que ninguém morre antes da hora, tudo tem o sentido de ser.
– Não é bem assim Zé, aliás a alguns milênios que as coisas não são mais tão naturais quanto querem acreditar lá na Terra.
– Que quer dizer com isso “bichinho”, que não morri na hora que Deus quis?
– Acaso crê que foi Deus quem criou aquela briga? E que ele queria te matar a facada?
– Pode não ser Deus, mas que tinha dedo de Exu eu garanto, e Exu é de Deus, então ta tudo no céu oras!
– (risos) Se não fosse você soltando esta pérola, não acharia tão engraçado este absurdo.
– Absurdo! Mas quem está de brincadeira é você muleque, minha Mãe de Santo me ensinou estas coisas.
– Olha Zé, esqueça um pouco sobre o que aprendeste, mas posso te adiantar que está equivocado, pois naquela briga só tinha dedo seu, aliás cinco dedos empunharam a foice, faltou habilidade, afinal não era como uma touceira de cana, que é estático, então foi golpeado. Asseguro também que isso é responsabilidade sua, não tem Deus determinando sua fúria nesta hora.
– Mas então tem o meu Orixá que é muito bravo!
– Não Zé, não tem…Mas tudo isso você vai entender. Por ora o importante é saber se você concebe a idéia de estar em outra realidade.
– Entendo, mas preciso saber mais, vou me acostumar.
– Certamente, então me acompanhe, temos um longo caminho.
O que vem a seguir é muitos detalhes impossíveis de colocar aqui, seriam necessárias muitas páginas e este não é o objetivo no momento.
Dali pra frente passei por muitas escolas até que fui convidado a participar de uma falange no Grau Baiano.
De fato vivi no interior da Bahia, minha lida era no canavial e plantações, mergulhado na cultura machista e de pouca instrução, fiz da minha vida algo muito curto, sem emoções ou sentido. Mas ainda assim era muito crédulo, devoto dos Orixás, ainda cedo mamãe me levou num terreiro de Santo e fui iniciado no culto, depois vim a conhecer o Catimbó e outras seitas que misturavam Orixás com espíritos que se comunicavam, eu era médium e gostava muito disto.
Não era capaz de prejudicar ninguém, vivia em paz e adorava o ser humano, só a tal ocasião é que me tirou do eixo, por fim aprendi muito com isso.
Muito se estuda do lado espiritual, tanta coisa que não dá para explicar.
Vou tentar apresentar de forma rápida e simples, como fui iniciado e como se fundamenta a Linha dos Baianos.
Evolutivamente não estamos muito distantes dos irmãos encarnados, mas nem perto dos Caboclos e Pretos Velhos.
Quando um Mestre da Luz que me tutelava revelou-me que eu poderia participar de uma falange de trabalhadores espirituais, que se fundamentava nos Orixás, senti-me muito feliz e logo aceitei. Foi quando fui apresentado a três chefes de falanges que começaram a me ensinar a “magia baiana” e todas as iniciações necessárias para eu ser um trabalhador reconhecido pelos Orixás. Mais interessante é que eu teria a liberdade de usar meus conhecimentos e mandingas que havia aprendido na minha experiência como médium na Terra, claro que com algumas reciclagens e crivado sempre na ajuda ao próximo.
No dia em que fui assumir meu “cargo”, ou seja, receber o nome simbólico e grau, por ironia do destino fui assentado na falange Zé da Peixeira, achei um desafio, jamais esquecerei a ferramenta que me tirou precocemente da carne, tampouco esquecerei o motivo maior, meu descontrole emocional.
Na ocasião conheci centenas de companheiros que na sua última passagem viveram no Rio de Janeiro, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, enfim, tinha brasileiro de toda parte, estranhei, pensei que seria uma linha exclusiva de baianos verdadeiramente baianos. Daí que meu tutor explicou o conceito de Grau e que os Baianos seriam uma nova linha que apareceria nos terreiros em breve, este nome simbólico seria inicialmente uma homenagem ao Brasil, por ser esta religião brasileira e comporia este grau espíritos brasileiros, independente da raça, estado ou cor, teriam o arquétipo baiano que aprenderiam nos treinamentos e estudos. Na Bahia começou o Brasil, e como deveríamos ter um Grau para espíritos intermediários entre Caboclos, Pretos e os encarnados e com identidade nacional então criou-se a Linha dos Baianos que retratam o brasileiro, livre e feliz.
Pai Oxalá junto de Mãe Yansã sustentam esta Linha, ou melhor, sustenta este Grau, mas tem baiano trabalhando sob a vibração de todos os Orixás. Posso dizer que somos a Linha mais eclética e aberta. Muitos confundem-nos com Exu, criam teorias das mais absurdas nessa idéia, mas tudo bem, o tempo lhes ensinará a separar as coisas.
Óia “bichinho”, to agradecido por ler esta minha história, desculpe a brevidade, noutra oportunidade podemos nos aprofundar, mas deixo aqui o axé da Bahia.
Sou Baiano, sou Brasileiro, sou Zé da Peixeira, salve todos Santos da Bahia!
Nota do Autor Físico: “Lá na Bahia não se brinca com Baiano… Quebra coco, arrebenta a sapucaia, quero ver quem pode mais…” Saravá os Baianos. Quando estes chegam ao terreiro é só festa, mas saiba uma festa séria, com sentido e bom senso. Com a alegria e o desprendimento típico baiano, estes mensageiros conseguem desbloquear nossas defesas e nos envolvem em seus trabalhos, conseguindo assim com seu jeitinho o objetivo que é falar ao nosso coração.
Penso que o Sr. Zé da Peixeira já deixou bem claro como se fundamenta a Linha dos Baianos, que não é composta só por baianos, mas sim por brasileiros. Vale reforçar que quando vemos em algumas regiões manifestando gaúchos tomando chimarrão, noutro capixaba etc., ali temos espíritos daquela região usando a forma local para melhor se aproximar dos fiéis, porém estão sustentados pelo Grau Baiano.
Abaixo segue um assentamento da Linha de Baianos:

Materiais:
01 Alguidar médio;
14 coquinhos;
01 coco seco;
07 fitas do Senhor do Bom Fim;
Azeite de Dendê;
01 Quartinha;
01 copo de Batida de coco;
01 cigarro de palha;
01 vela 7 dias bicolor amarelo/preto.

Encha até a metade da quartinha com azeite de dendê, feche e amarre uma fita de cada vez dando 7 nós fazendo seus pedidos e orações, ao amarrar faça o nó uma fita do lado da outra, para ficar envolvendo toda a quartinha como se tornasse uma saia. No alguidar coloque o coco, envolta do coco coloque os 14 coquinhos. O copo de batida fica ao lado da vela, acenda o cigarro de palha e dê três baforadas, toda semana você firma este assentamento acendendo uma vela palito bicolor amarelo/preto.

Oração de assentamento: “Divino Criador, Divinas Forças Naturais, Divinos Orixás, neste momento vos evoco e peço que imante este assentamento, consagre e o torne um portal por onde os baianos do astral possa se manifestar, servindo de minha proteção e chave de acesso aos africanos de acordo com o meu merecimento. Peço que a força dos baianos esteja presente e receba minhas vibrações.”
Ps.: Este é um assentamento universal para a Linha dos Baianos, que pode ser consagrado a um Baiano específico ou deixar aberta de forma universal. Faça isto com fé e amor, terá ótimos resultados.
Salve todos os santos da Bahia!
Fonte: este texto faz parte da apostila que compõe o material de estudos do curso Arquétipos da Umbanda, desenvolvido e ministrado por Rodrigo Queiroz.
BLOG: http://www.rodrigoqueiroz.blogspot.com/
DICA: Acesse a Rádio Umbanda Sagrada, escute o programa onde me aprofundo no conceito de Grau e Baianos, o link é http://www.tvus.com.br/rus.asp

5 Comentários

Arquivado em Uncategorized

5 Respostas para “LINHA E ARQUÉTIPO DOS BAIANOS

  1. DOUGLAS

    Salve Nosso Senhor do Bonfim
    Salve os Baianos e Baianas
    Salve todas as Forças dos Orixás.
    A orientação do Sr. Zé da Peixeira me ajudou muito para aprender mais como recém filho de baiano.
    “Põe no coqueiro
    Côco maduro
    E põe um verde
    Pra saúde melhorar,
    Acenda um branco e um toco vermelhos
    Prá Oxalá, pede para melhorar.
    Que a Luz que é Divina,
    Te alumia e
    Lhe dê mais forças
    Para se modificar”
    em 20/04/2008

  2. Anonymous

    ORAÇÃO PODEROSÍSSIMA

    Minhas pombas -giras façam sua gira e afastem de (SAR)de qualquer mulher com quem ele esteja nesse momento; e se estiver , que chame meu nome. Quero amarrar o espírito e o corpo de (SAR); pois o quero amarrado e apaixonado por mim, quero que (SAR) fique dependente do meu amor, quero vê-lo louco por mim, me desejando com se eu fosse a última pessoa da face da terra. Quero seu coração preso ao meu eternamente, que em nome da grande Rainha Maria Padilha floresça este sentimento dentro de (SAR), deixando-o preso a mim 24 horas por dia. A pomba gira Rainha Maria Padilha há de trazer (SAR), para mim, pois eu o desejo, e o quero depressa. Pelos poderes ocultos, que ele comece a me amar a partir deste exato instante e que ele pense só em mim, como se eu fosse a única pessoa do mundo. Que (SAR) venha correndo para me encontrar cheio de desejos e tesão, que ele não tenha sossego enquanto não me procurar. Rainha Maria Padilha eu te imploro para que me traga (SAR) que ele me ame muito, venha manso e como eu desejo. Eu agradeço a grande rainha Maria Padilha. E prometo sempre levar seu nome comigo. Oh! Poderosa Pomba Gira MARIA PADILHA, quero de volta meu amado que me entristece com seu desprezo, que ele esqueça e deixe de uma vez por todas outros amores e os que queiram nos afastar. Que (SAR) desanime, e esfrie para as outras pessoas. Que (SAR) se sinta sozinho, humilhado, envergonhado de tudo e por todos. Que Ele venha a mim, peça meu amor, meu perdão. oh! Linda Poderosa Pomba Gira Sete Exus, que nesse momento (SAR) não queira mais estar com ninguém nem com seus amigos. Que fique só pensando em mim e pensando como vai fazer para ME FAZER FELIZ. Preciso rainha, de um sinal, um telefonema, qualquer contato para eu saber se (SAR) pensa em mim e que me quer, me tire dessa escuridão. Que (SAR) fale comigo, que sinta saudades. Você é forte e poderosa, traga (SAR) aos meus pés, para não mais sair, e que venha correndo, que largue tudo e a todos..E que só pense em mim. Sr Exu Caveira que com seu grande e forte poder tire todas as barreiras que estão impedindo que (SAR) ME AME LOUCAMENTE e deseje se unir a mim. Quero meu amado, me amando e me admirando sempre. Que ele não sinta mais desejos sexuais por nenhuma outra pessoa. Que seus desejos sejam só para mim,que seus pensamentos, gentilezas e bondades sejam só para mim. Que ele (SAR) queira muito de verdade que eu, ,FIQUE COM ele. Mas, quero que você, Exu Caveira, afaste de nós tudo e todos que nos separam. Que possamos ser felizes juntinhos. Que ele só sinta atração e desejo sexual por mim. Que ele me telefone, fale comigo de algum jeito, Minhas pombas -giras façam sua gira e afastem de (SAR)de qualquer mulher com quem ele esteja nesse momento; e se estiver , que chame meu nome. Quero amarrar o espírito e o corpo de (SAR); pois O quero amarrado e apaixonado por mim, quero que (SAR) fique dependente do meu amor, quero vê-lo louco por mim, me desejando com se eu fosse a última pessoa da face da teSARa. Quero seu coração preso ao meu eternamente, que em nome da grande Rainha Maria Padilha floresça este sentimento dentro de (SAR), deixando-o preso a mim 24 horas por dia. A pomba gira Rainha Maria Padilha há de trazer (SAR), para mim, pois eu o desejo, e o quero depressa. Pelos poderes ocultos, que ele comece a me amar a partir deste exato instante e que ele pense só em mim, como se eu fosse a única pessoa do mundo. Que (SAR) venha correndo para me encontrar cheio de desejos e tesão, que ele não tenha sossego enquanto não me procurar. Rainha Maria Padilha eu te imploro para que me traga (SAR) que ele me ame muito, venha manso e como eu desejo. Eu agradeço a grande rainha Maria Padilha. E prometo sempre levar seu nome comigo. Oh! Poderosa Pomba Gira MARIA PADILHA, quero de volta meu amado que me entristece com seu desprezo, que ele esqueça e deixe de uma vez por todas outros amores e os que queiram nos afastar. Que (SAR) desanime, e esfrie para as outras pessoas. Que (SAR) se sinta sozinho, humilhado, envergonhado de tudo e por todos. Que Ele venha a mim, peça meu amor, meu perdão. oh! Linda Poderosa Pomba Gira Sete Exus, que nesse momento (SAR) não queira mais estar com ninguém nem com seus amigos. Que fique só pensando em mim e pensando como vai fazer para ME FAZER FELIZ. Preciso rainha, de um sinal, um telefonema, qualquer contato para eu saber se (SAR) pensa em mim e que me quer, me tire dessa escuridão. Que (SAR) fale comigo, que sinta saudades. Você é forte e poderosa, traga (SAR) aos meus pés, para não mais sair, e que venha correndo, que largue tudo e a todos..E que só pense em mim. S.r Exu Caveira que com seu grande e forte poder tire todas as barreiras que estão impedindo que (SAR) ME AME LOUCAMENTE e deseje se unir a mim. Quero meu amado, me amando e me admirando sempre. Que ele não sinta mais desejos sexuais por nenhuma outra pessoa. Que seus desejos sejam só para mim,que seus pensamentos, gentilezas e bondades sejam só para mim. Que ele (SAR) queira muito de verdade que eu, ,FIQUE COM ele. Mas, quero que você, Exu Caveira, afaste de nós tudo e todos que nos separam. Que possamos ser felizes juntinhos. Que ele só sinta atração e desejo sexual por mim. Que ele me telefone, fale comigo de algum jeito, desde já e a todo instante. Que sinta saudades minhas, e que sofra longe de mim e não agüente mais sofrer. Quero que ele me ligue hoje e agora. Quero ouvir a voz dele, me pedindo para ficar comigo e voltando para mim para sempre, dizendo que me ama e que me quer. Obrigada.
    Copie e cole um pedido igual a este aqui em 7 altares diferentes e dentro de 7 dias seu pedido será realizado. Oração Forte Para Amarrar Alguém. Simpatias infalíveis porem não se pode voltar atrás… Confiante eu a aguardo minha amiga Maria Padilha, Poderosa Rainha das Sete Encruzilhadas, pois já me faltam portas onde bater desde já e a todo instante. Que sinta saudades minhas, e que sofra longe de mim e não agüente mais sofrer. Quero que ele me ligue hoje e agora. Quero ouvir a voz dele, me pedindo para ficar comigo e voltando para mim para sempre, dizendo que me ama e que me quer. . Obrigado.

  3. A Vani como ela é!

    Boa tarde sr Rodrigo, salve suas forças e de seus guias iluminados. Acho q ñ se lembrará de mim, está no meu msn, mas há muito ñ entro pq aqui no trabalho ñ podemos + entrar. Eu uma vez contactei-o por lá para perguntar sobre algumas dúvidas de umbanda e o sr, muito gentilmente aliás, me enviou por email um material seu para eu tirar minhas dúvidas. Hj venho com um pouco + de dúvidas, gostaria de saber se o amanci só pode ser feito dentro de um centro e por uma mãe e ou pai de santo, ou tb por um guia incorporado sem essa pessoa ser mãe ou pai-de-santo, também gostaria de saber se pode-se fazer amanci num centro onde não se participe, exemplo, o médium ñ está participando de nenhuma casa, mas quer fazer o amanci por assim entender q isso lhe trará maior firmeza para com os guias e sua mediunidade. Se puder responder estas questões ficarei imensamente grata e desculpe minha ignorância para com essas questões. Abs fraternos e muita luz!

  4. Thaís Martins

    Salve os Baianos !!!
    Salve as diferenças, as misturas de raças e culturas!!!
    Salve a Umbanda, religião que funciona igual coração de mãe, sempre cabe mais um, religião de amor e caridade.
    Muito bom…
    Um beijo grande…

  5. Carlina

    Salve Rodrigo,

    Muito bons estão estes textos sobre os arquétipos, parabéns.

    Beijão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s