CONHEÇA-TE A TI MESMO

Por Rodrigo Queiroz

Congá firmado, corrente mediúnica a postos e na consulência consulentes pegavam suas senhas e se acomodavam como podiam, pois toda última sexta feira do mês é sempre assim, gira de Exu e o terreiro enche tanto que muitos ficam de pé e formam fila até o portão.
Na expectativa de milagres fáceis ou mesmo por achar que exu seja uma espécie de “Office-boy do além”, muitos recorrem aos terreiros solicitando soluções emergenciais às suas tormentas.
O dirigente abre a gira e após todo ritual pertinente os exus e pomba giras incorporam nos médiuns e aguardam o atendimento que acontece adiante…
– Salve tu moça!
– O … oi… Bo…boa noite…
– Boa noite moça, é sua primeira vez por estas bandas?
– Sim.
– Seja bem vinda.
– Obrigada!
– O que lhe traz aqui?
– Então Exu, é que meu irmão precisa separar da noiva…
– …
– Pois é, ela só faz inferno na minha vida e sei que ele não é feliz, ele abandonou a família, eu moro com ele e ela está tirando-o do seio familiar…
– …
– Bem, pensando nisso é que trouxe o RG dele, uma foto dela, uma roupa dela e endereço dele…
– “Mais uma serpente revestida de santa” – meditou o exu.
– Então Exu? O que fará para livra-lo desta piranha?
Esta afirmação bastou para que o Exu se manifestasse.
– Certo moça vamos ler o que vejo aqui, primeiro saiba que esta mulher que está com seu irmão o ama verdadeiramente sendo igualmente correspondida, ele jamais imaginou viver tamanho sentimento e nela encontrou o sentido de liberdade e crescimento. Liberdade porque finalmente se livrará de você, uma mulher encalhada e ressequida no coração, que não acredita no amor, não se movimenta para mudar sua realidade, vive do dinheiro que ele lhe dá e acomodada com esta vidinha e medo de perder tudo isto, sente-se no direito de ter o seu irmão como posse para que nada mude na sua vida a ponto de se propor a encomendar um “feitiço” para desgraçar a vida dele e por fim amarra-lo em você.
– Moça, esta é sinceramente uma das situações mais inusitadas que vivencio, uma irmã querendo amarrar o irmão, enquanto que o normal seria uma apaixonada querendo prender o apaixonado. Pior é este sentimento que te move, covarde e inescrupuloso…
A mulher já em prantos, reconhecendo o erro que cometera não consegue pronunciar uma palavra ao que o exu finaliza.
– Sendo assim, pegue esta roupa, fotos e demais elementos, volte pra sua casa, olhe no espelho e se envergonhe de ser o que está sendo, se proponha a mudar e trate bem esta mulher que será a companheira do seu irmão, tenha nela sua amiga que jamais irá te desamparar, antes de dormir ore ao Criador pedindo perdão por envergonha-lo.
– Desculpe Exu….
– Leve esta vela, acenda quando sentir vontade e lembre-se que neste dia se deparou com um Exu…tenha uma boa noite…
– Desculpe Exu…

Pois é leitor, estas situações são mais comuns do que parecem. Acredite, esta é uma história verídica e bem resumida que narra o egoísmo humano, a covardia e o julgo inversor de valores. Por vezes nos deparamos com situações que não nos pertencem, avaliamos atitudes, alegrias, tristezas e decisões das pessoas no nosso convívio sem que sejamos interpelados para isso, tomamos em nossas mãos o papel de juiz da vida alheia, promotor e executor de tudo aquilo que não nos compete.
Não vou me ater em delongas e proponho a você leitor, por algum momento se sentiu na história? Sobre quem e o que falaste nos últimos dias? Você fala ou escuta mais?
Responda sinceramente estas questões e ao se olhar no espelho lembre-se da frase tão preconizada pelo pensador Sócrates: – Conheça-te a ti mesmo. Perceba como deve agir e seja feliz.
Meu fraterno abraço…Saravá!

4 Comentários

Arquivado em Uncategorized

4 Respostas para “CONHEÇA-TE A TI MESMO

  1. Rodrigo, aqui é Eduardo DammrozePerfeita a colocação, tanto no sentido de direcionamento que EXU deu a vida e consciência da irmã, mensagem que fica para todos nós, quanto quem realmente é EXU. Se as pessoas realmente conhecessem a Umbanda Sagrada e todos os seus mistérios, ao invés de criticá-lo, muita coisa seria diferente. Pode acreditar!Salve a Umbanda!

  2. Vitalizante texto rodrigo:Posso lhe dizer que acho que entendi a linda mensagem.Mostra-nos o quão é muito mais importante para nossa evolução espiritual procurarmos sermos éticos em nossos pensamentos, gestos, atitudes e comportamentos para com o próximo do que sermos puramente moralistas. Muitas vezes a moral é um nevoeiro ilusório que nos faz ver as atitudes do próximo de uma forma bastante equivocada. A ética, por sua vez, é como o magnifico astro solar que dispesa toda névoa e ilusão e nos faz ver todo e qualquer ser humano como ele realmente é: nem errado, nem correto, nem perfeito , nem imperfeito mas tão somente perfectivel.Salve os Senhores Guardiões e guardiãs!!!!!

  3. Linda mensagem Rodrigo. Nossos amados Exus põe logo ordem na casa, sem rodeios…Salve sua banda! Laroyê!Leni

  4. “Quanto mais conheco o ser humano, mais eu gosto do meu cachorro” esta frase resume bem como o ser humano é egosita, mesquinho e avaro.Lindo texto este seu com a narrativa veridica de um grande guia espeiritual, que por muitos é mal interpretado. Aloroê Exú.Josuel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s