Consciência Binária

Salve irmãos em Oxalá!
Neste mês comemoramos com muita alegria a festa em louvor a Cosme e Damião e dedicamos nossos louvores à corrente dos Erês, Ibejis ou crianças como queiram. Festividade esta que nos enche de alegria e esperança manifestada na inocência e sorriso sincero das crianças de Umbanda.
Na edição anterior tivemos no JUS a presença de vários eventos e festividades e tivemos como lema na edição que todos devemos nos prestigiar. Pensando nisto é que venho escrever nestas linhas que todos nós falamos e falamos em união, logo, penso que mais do que idealizar união precisamos criar uma consciência binária, ou seja, ou nós nos tornamos um só ou continuaremos sendo um ZERO, ou honramos de fato o nome de nossa religião Umbanda, uma banda, ou continuaremos nos dividindo e gerando a desunião.
Irmãos, pouco importa a linha teológica que sigo ou que você segue, tampouco importa a denominação do templo que freqüento ou o seu, pois tudo é Umbanda. Não existe uma verdade absoluta, existe um conjunto de informações divididas em várias partes sobre a Umbanda e se juntarmos tudo então teremos o UM.
Se freqüento o terreiro x é porque lá me sinto bem e assim é com todos, o que necessitamos é de superar este ego vivo que existe muito em nosso meio e nos abraçarmos num só pensamento que é a Umbanda.
Vamos nos visitar, vamos louvar a diversidade que tanto enriquece a nossa cultura, mais que isso, vamos nos respeitar.
Extirpe de sua mente esta idéia de que um irmão demanda com o outro, que conversa é essa, isto não é Umbanda, pois se isto acontece onde você freqüenta ou por onde passou, saiba, não é Umbanda e se você acredita que é assim mesmo, então está na hora de você trocar de religião.
Respeitar a diversidade é a manifestação sublime do amor incondicional, o que vale é o trabalho desenvolvido pela sociedade e comunidade, isto é o importante.
Algumas manifestações de Umbanda se utilizam do elemento etílico para infinitas funções, outros baniram esta prática e desenvolveram outros métodos, o mesmo se estende para o uso de ervas, eu participei da gira de um templo que segue um ritmo inicial bastante parecido com uma missa católica, porém num determinado momento baixa o caboclo, preto velho e por fim exu. Sei de templos que gostam bastante das imagens de gesso e outros não usam. Existe também aquele que não usa vela colorida e há outros que nem velas usam. Tem templos que exu usa capa, roupa preta, cartola etc, e outros não usa nada, tem alguns que nem exu incorpora. E sabe de uma coisa? É tudo Umbanda!
Porque Umbanda transcende a forma, o gosto individual, a interpretação pessoal e para tudo e para todos, ela se mostra e se adapta a qualquer um como a água nos mais variados vasilhames, sabem por quê? Porque Umbanda é a essência e não a forma.
Como já disse, na Umbanda Deus se mostra de forma desnuda e porque queremos tanto vesti-lo? Sendo que nossa formação em moda e designer é bastante precária? Bem, vistam como quiser, mas não se percam no casaco, não dê tanta importância ao tecido ou á costura, senão esquecerão da essência. Assim é a Umbanda.
Deixe o caboclo usar o cocar, o zé pelintra a cartola o exu a sua capa, ou se não usar então está tudo certo, pois o importante é o caboclo, o zé pelintra, o exu, estes independe de como se travestem na incorporação, pois são eles parte da essência que chamamos de Umbanda.
Enfim, eu, você, todos somos partes da essência que nos alimenta e chamamos de Umbanda. Louvemos a Umbanda e amemos uns aos outros.
Então não seja um ser individual e some com o todo.
Tenha uma Consciência Binária, ou somos UM ou somos ZERO, o que você é?

(contato – www.tvus.com.br)

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Consciência Binária

  1. Cmila Ribeiro

    VENHO POR MEIO DESSA MENINA DIZER
    O QUANTO ME ENTISTEÇE VER TANTOS FILHOS DE UMBANDA MALDIZENDO SEUS
    COMPANHEIROS DE CAMINHADA COM INVEJA INTRIGAS ÓDIO CIUMÉS VAIDADE ESSA MEUS FILHOZINHOS SÓ
    DESTRÓI APODRECE O CORAÇÃO E É ISSO
    QUE NÓS AQUI DO ASTRAL LUTAMOS A CADA DIA PRA QUE ISSO ACABE FILHOZINHOS SABE ESSA VOVÓ AQUI
    FICA MUITO TRISTE QUANDO VE UM FILHO SEU SE PERDENDO NA GANANCIA
    NA VAIDADE DE ACREDITAR QUE SEUS MENTORES SÃO MELHORES QUE O DE SEU COMPANHEIRO DE FÉ E CAMINHADA QUANDO ACREDITÃO QUE UMA (FEITIÇARIAZINHA) RESOLVE TUDO E QUE SEUS GUIAS VÃO FAZER ISSO É RESOLVER QUALQUER PROBLEMA QUE VÃO
    FAZER MILAGRES MÁGISTICOS MEUS FILHOZINHOS NUNCA VAI SER ASSIM ESSA VOVÓ QUER APENAS ATRAVÉS DESSAS MÃOS DESSA MENINA ACORDAREM ESSES FILHOS PORQUE A HORA QUE PARTIREM PRA SEÁRA DA CAMINHADA CONSTANTE AQUI DO OUTRO LADO VÃO
    SER TOMADOS POR UM SENTIMENTO FUNDO TRISTE E AMARGO DE ARREPENDIMENTO E DOR E DESESPERO COM
    ESSAS HUMILDES PALAVRAS ESSA VOVÓ VOS DEIXA ESSE SACUDIMENTO PRA ESSES FILHOZINHOS DE CAMINHADA DE FÉ NÃO SE DEIXEM CEGAR PELA VAIDADE PELO ÓDIO PELO CIUMÉS PELA GANANCIA DE ACREDITAREM QUE O (SEU GUIA)PODE TUDO E VAI FAZER TUDO PRA VOS ACORDEM MEUS QUERIDOS FILHOZINHOS DE FÉ ACORDEM PORQUE A LEI DE NOSSO PAI É DIVINA E EXECUTORA ACORDEM FILHOZINHOS MEUS E ACORDEM RÁPIDO COM AMOR NO CORAÇÃO NADA APODRECERA VOS MEUS FILHOZINHOS É COM MUITO AMOR QUE ESSA VOVÓ ESCREVE ATRAVÉS DESSE HUMILDE AMOR QUE ESSA FILHAZINHA TENS PELA UMBANDA E COM MUITA FÉ DEIXO AQUI MEU SINGELO SACUDIMENTO PRA ESSES FILHOZINHOS DE CAMINHADA E DE LUZ NÃO DESISTÃO NUNCA MEUS FILHOZINHOS PELO AMOR É QUE PODEMOS CHEGAR AO NOSSO PAI MAIS NADA SÓ PELO INFINITO AMOR (SALVE A NOSSA SANTISSÍMA TRINDADE SALVE JESUS E MARIA E JOSÉ) VOVÓ MARIA CONGA DO CRUZEIRO DA GUINÉ DIA 12/03/07 hrs02;00 da manhã.(mensagen ditada por min camila ribeiro)

  2. Thaís Martins

    Penso que nada poderia cair melhor do que o texto “Umbanda cheira Rosas”, texto seguinte a este, que diz tudo e dispensa comentários…mostrando claramente o que nosso irmão Rodrigo Queiroz quer dizer em sermos UM e não ZERO!!!
    Estampando o respeito e a união que a Umbanda merece !!!
    Um grande abraço…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s